Neste artigo
1. O que é uma Teia Alimentar
Uma teia alimentar é um conceito ecológico baseado na transferência de alimento e energia. Ela mostra a relação entre os animais presentes em um determinado habitat ou ecossistema. Uma teia alimentar é a combinação de várias cadeias alimentares. Esse fluxo de alimento também representa o fluxo de energia dos produtores para os consumidores. A teia alimentar terrestre é diferente da teia alimentar aquática. A estrutura da teia alimentar depende das espécies de animais presentes no ecossistema específico. A ideia básica da teia alimentar é a transferência de alimento e energia de autótrofos para animais carnívoros ou onívoros. Existem principalmente dois tipos de teias alimentares:
- Teia alimentar de pastejo
- Teia alimentar detritívora
Na teia alimentar de pastejo, os nutrientes são circulados das plantas para os animais carnívoros ou onívoros. As plantas verdes são os produtores primários ou autótrofos. Os nutrientes provenientes delas são transferidos para os consumidores primários ou herbívoros. Coelhos, gafanhotos e esquilos terrestres pertencem a essa categoria.
Esses animais herbívoros são predados por animais carnívoros e podem ser classificados em dois tipos: primários e secundários. Os animais primários obtêm seus nutrientes dos herbívoros e os transferem para os carnívoros secundários. Todos os animais em uma ecologia de pastejo formam uma teia alimentar complexa que mostra a transferência de nutrientes e energia das plantas verdes até o nível mais alto da teia alimentar.
Ao mesmo tempo, a teia alimentar detritívora começa com os decompositores, ou organismos que se alimentam de substâncias em decomposição. Eles também são chamados de detritívoros. A teia alimentar detritívora demonstra um grande fluxo de energia no ecossistema. Os consumidores primários presentes nesse ecossistema são fungos, bactérias, protozoários e outros microrganismos.
1.1 As Funções da Teia Alimentar
Como a teia alimentar descreve a relação entre diferentes espécies de animais através de sua estrutura complexa em forma de rede, existem três tipos de diagramas de teia alimentar:
- Teia de Conectividade: Este tipo de teia mostra como as relações alimentares das espécies dependem umas das outras.
- Teia de Fluxo de Energia: A teia de fluxo de energia representa a transferência de energia dos produtores para as outras espécies de animais.
- Teia Funcional: A teia funcional mostra como a relação entre duas espécies presentes no ecossistema, que dependem uma da outra, também pode afetar a população e o crescimento dos animais.
A função central da teia alimentar é estabelecer a relação entre os animais presentes no ecossistema. Existem outras aplicações da teia alimentar, que são:
- Identificar a interdependência das espécies presentes em um ecossistema.
- Obter informações sobre o crescimento e a população das espécies de animais presentes em um ecossistema.
- Mostrar como as cadeias complexas ajudam a manter o equilíbrio ecológico.
- Explicar a adaptabilidade e competitividade de diferentes espécies presentes no mesmo ecossistema.
1.2 Teia Alimentar vs. Cadeia Alimentar
A cadeia alimentar e a teia alimentar mostram como o alimento e o fluxo de energia são transferidos de uma espécie para outra. No entanto, existem diferenças específicas entre a cadeia alimentar e a teia alimentar.
- Uma cadeia alimentar mostra uma transferência de energia linear e unidirecional, enquanto na teia alimentar, a transferência de energia é mais complexa, com caminhos interconectados.
- A cadeia alimentar é unidirecional e, portanto, cria instabilidade no ecossistema. A teia alimentar, por outro lado, possui uma representação em rede do fluxo de energia, demonstrando estabilidade no ecossistema.
- A cadeia alimentar é uma representação gráfica da inter-relação entre duas espécies. Já a teia alimentar é mais realista e representa as relações entre os animais presentes no ecossistema.
- A cadeia alimentar pode ter cinco ou seis níveis tróficos, começando pelos autótrofos no primeiro nível. A teia alimentar pode ter níveis tróficos ilimitados, dependendo da natureza do ecossistema e das espécies presentes.
- Os estudantes podem usar a teia alimentar para identificar a adaptabilidade e competitividade entre as espécies de animais presentes no ecossistema. Ela possui uma estrutura complexa que explica as relações entre os animais, enquanto a cadeia alimentar não consegue fazer isso.
- A cadeia alimentar mostra que o animal de um nível trófico se alimenta dos animais do nível trófico imediatamente abaixo. A teia alimentar fornece uma ideia das complexas relações alimentares, mostrando que um animal de um nível trófico alto pode consumir animais de múltiplos níveis tróficos abaixo dele.
2. Como Desenhar o Diagrama da Teia Alimentar?
Os estudantes podem aprender sobre a teia alimentar e os animais presentes nela com a ajuda de um diagrama da teia alimentar. No entanto, criar esse diagrama pode ser difícil; aqui estão duas maneiras de orientá-lo na elaboração do diagrama da teia alimentar.
2.1 Como Criar um Diagrama da Teia Alimentar à Mão
Criar um diagrama desse tipo manualmente pode ser difícil. Os estudantes podem seguir estes passos para elaborar seu diagrama da teia alimentar:
Passo 1:
Os estudantes precisam considerar o habitat que estão analisando para a teia alimentar e listar os animais presentes nesse habitat antes de começar o diagrama.

Passo 2:
Os estudantes podem escrever os nomes dos animais em uma folha grande de papel e, em seguida, conectá-los de acordo com quem se alimenta de quem. Esta é a parte mais complexa da teia alimentar, e eles devem lembrar que alguns animais se alimentam de múltiplos outros animais.

Passo 3:
Depois de concluir as conexões, o estudante pode nomear o gráfico de acordo com seu ecossistema.

2.2 Como Criar um Diagrama da Teia Alimentar Online
Como a teia alimentar representa as relações complexas entre as espécies presentes no mesmo ecossistema, os estudantes podem achar difícil criar o diagrama à mão. Para isso, eles podem usar a ferramenta EdrawMax Online. Eles podem desenhar o diagrama da teia alimentar seguindo alguns passos simples:
Passo 1:
O EdrawMax Online é uma ferramenta fácil de usar, onde os estudantes podem trabalhar confortavelmente. Primeiro, eles precisam abrir a ferramenta EdrawMax Online e clicar em Novo. Em seguida, selecionar a opção Ciência e Educação.

Passo 2:
Com esta ferramenta, os estudantes podem criar diversos diagramas relacionados a ciência e educação. Eles devem clicar na opção Biologia para encontrar os diagramas de Teia Alimentar. Depois, podem selecionar o diagrama desejado e modificá-lo conforme suas necessidades.

Passo 3:
Após selecionar o modelo, os estudantes devem adaptá-lo conforme sua escolha. A ferramenta oferece opções práticas para editar os diagramas, permitindo criar imagens da teia alimentar de alta qualidade.

Passo 4:
Quando terminarem, podem salvar o arquivo em múltiplos formatos e exportá-lo para suas aulas ou projetos.

3. Exemplos de Teias Alimentares
A teia alimentar pode ter diferentes tipos; à medida que o habitat muda e a natureza e o número de espécies se alteram, a representação da teia alimentar pode se tornar mais complexa. Aqui estão alguns exemplos de teias alimentares para mostrar a inter-relação entre diferentes espécies de animais presentes no mesmo ecossistema:
Teia Alimentar do Solo
Este é um exemplo de diagrama de teia alimentar detritívora, pois começa com os decompositores, como as minhocas. Elas adicionam nutrientes ao solo, que são utilizados pelos autótrofos. Os consumidores primários, como gafanhotos e esquilos, se alimentam das plantas, enquanto os consumidores secundários, como sapos e cobras, se alimentam deles. Raposas e falcões são os consumidores terciários que caçam sapos e cobras. Após a morte dos consumidores terciários, seus corpos são decompostos pelas minhocas.

Teia Alimentar do Deserto
O deserto é um habitat com pouca água. Nem todos os desertos são quentes; alguns são muito frios. Na teia alimentar do deserto, os produtores geralmente são cactos, arbustos, acácias, flores e moitas. Os consumidores principais são insetos, lagartos e roedores, enquanto os consumidores secundários são tarântulas, escorpiões, lagartos e cobras, e os consumidores terciários incluem águias e raposas.
Na teia alimentar, os cactos são consumidos por insetos, lagartos ou roedores. Esses insetos podem ser comidos por tarântulas, escorpiões e lagartos. Em seguida, os lagartos são caçados por cobras, raposas e águias, demonstrando a diversidade em suas dietas.

Teia Alimentar do Oceano
Existe grande diversidade na vida marinha. Na teia alimentar marinha, produtores e decompositores geralmente incluem algas marinhas, fitoplâncton, zooplâncton e bactérias. Os consumidores primários são tartarugas marinhas, peixes-damas, caranguejos e camarões; os consumidores secundários incluem polvos, peixes-papagaio, lulas e camarões; e os consumidores terciários são gaivotas, pinguins, focas-elefante e baleias.
Se observarmos a teia alimentar no fundo do mar, veremos que o krill se alimenta de plâncton. Em seguida, o krill é consumido por peixes ou baleias, e esses peixes podem ser consumidos por gaivotas ou focas.

Teia Alimentar de Recifes de Coral
Fatores abióticos podem afetar a saúde e o desenvolvimento dos recifes de coral. Os recifes de coral são um dos ecossistemas mais biologicamente diversos do mundo. Esponjas, águas-vivas, camarões e tubarões são apenas algumas das criaturas que habitam os recifes. Os recifes de coral fornecem um local para os organismos colocarem ovos, se refugiarem, se alimentarem ou cuidarem de seus filhotes.
Os principais produtores da teia alimentar de recifes de coral incluem plantas e algas marinhas. A energia produzida pelos produtores é transferida para os consumidores primários. Predadores intermediários se alimentam dos consumidores primários, e os predadores de topo caçam os predadores intermediários. Os decompositores são parte indispensável desse ecossistema.

4. Conclusão
Um diagrama da teia alimentar é uma estrutura complexa, pois há múltiplos animais presentes no sistema. O fluxo de energia na teia alimentar depende do habitat e das espécies presentes nele. Por isso, aprender sobre uma teia alimentar pode ser difícil. Para isso, é possível utilizar um diagrama da teia alimentar. Entretanto, criar esse diagrama manualmente pode ser complicado. A ferramenta EdrawMax Online auxilia na criação de diagramas de alta qualidade.
Em conclusão, o EdrawMax Online é uma ferramenta prática de diagramas, facilitando a criação de diagramas de teias alimentares e mais de 210 tipos diferentes de diagramas. Ela contém diversos modelos prontos que podem ser usados gratuitamente, além de permitir que você compartilhe seus diagramas científicos com outros na nossa comunidade de templates.
